(Hesito entre o mundo grave e a gravidade do mundo)

19/02/06

O preço da arte

Igreja de Sveti Tskhoveli (imagem roubada daqui)


O Romantismo criou e difundiu a mitologia do artista-sofredor, do vencido da vida. Uma mitologia inspirada no spleen de Paris e nas águas do lago Wannsee, perto de Berlim, que Kleist escolheu para rematar o que deixara escrito à irmã: "não há lugar para mim nesta Terra". É uma mitologia burguesa, nascida das margens de uma burguesia triunfante.

Mas, durante a Idade Média, época em que o Romantismo largamente se inspirou, o sofrimento para o artista não vinha necessariamente da angústia da individualidade. Era bem mais material. No século XI, Arsukizdze, arquitecto responsável pela igreja de Sveti Tskhoveli, na Georgia, pagou bem caro a ousadia da sua obra. "Uma vez esta terminada, o imperador mandou cortar(-lhe) o braço para que não voltasse a construir nada capaz de competir com este templo."#


#citação de "O Império", de Ryszard Kapuscinski